domingo, 25 de outubro de 2009

O último dia do festival da Juventude Salesiana



O compromisso com Cristo não é transitório
No Domingo, dia 25, devido à coincidência com o Dia Nacional da Juventude, o festival ficou aberto aos jovens ligados ao Setor Juventude da Diocese de Olinda e Recife e contou com a presença do arcebispo, Dom Fernando Saburido, que veio presidir a celebração eucarística, iniciada às 8h30 da manhã. Diferentemente da primeira missa, ocorrida no sábado, esta aconteceu na Quadra Dom Bosco.


Durante a homilia, Dom Fernando reforçou sua fala do comentário inicial, mostrando-se feliz por estar ali, falou do tema do DNJ e do Festival, da sintonia com a campanha da fraternidade deste ano. Citou a morte do Pe. Gisley, que era assessor do Setor Juventude, e que faleceu vítima da violência e que estava tão empenhado e também do Pe. Ramiro, ex-salesiano também assassinado este ano em Recife. A importância do compromisso permeou O seu discurso: “os jovens são o presente da Igreja, precisam desde já cumprir seu papel evangelizador, precisam se sentir igreja e ser igreja e serem acolhidos, bem acolhidos pela comunidade. E assim então, sentindo-se responsável pela caminhada missionária e evangelizadora, possam dialogar, se sentir à vontade, se sentir em casa, com o espaço que é da juventude”. Reforçou a importância de tomar atitudes concretas e externou sua preocupação com a problemática das drogas nos dias de hoje. Ao final, retomou o evangelho do dia: “Que a atitude de Bartimeu, do evangelho de hoje, nos anime a sermos verdadeiros discípulo de Jesus, observem a palavra que foi dita na ocasião: ‘Coragem, levanta-te, Jesus te chama’ e pediu para que cada um de nós também possamos ouvir a este chamado e nos livremos de todos aqueles males que nos impedem de fazer a caminhada até Jesus, sem comodismo.

Ao final da celebração, Pe. Gilberto Antônio, delegado da Pastoral juvenil Salesiana e Jaime Bonfim, do Setor Juventude da Arquidiocese, fizeram pronunciamentos rápidos e os jovens Dayana de Moraes e Helton Borba, da em nome da Articulação da Juventude Salesiana, presentearam o bispo com a camisa e o crachá do evento, além de um banner especial com o logotipo da AJS.


Festival de Música
Após a celebração Eucarística, alguns comunicados foram repassados e foi in
iciado o Festival de musica, apresentado por Carlos André, coordenador de Pastoral do Colégio Auxiliadora, que contou com a colaboração de Monique, da PJE. Para abrir o momento, a delegação do Dom Lustosa – Fortaleza apresentou a coreografia “Juventude unida por um Brasil melhor”, muito aplaudida. Então chegou a vez da primeira banda, Virtude Dom Bosco, da delegação da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios (Recife) foi muito apreciada e com um repertório de músicas populares como “Leão do norte”, “Frevo Mulher”. Segundo Maria Clara, professora de música da escola e responsável pela existência da banda, eles ensaiaram muito e ficaram eufóricos com a repercussão positiva da apresentação. A segunda Banda, denominada “Os improvisados”, veio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju e adaptou músicas, como “É preciso saber viver”, para ritmos mais dançantes e populares.

Já a Banda “Ultima hora”, de Petrolina, trouxe um repertório de músicas religiosas, mas animadas. Logo após, o Maracatu “Tambores do Olorum”, apresentação trazida pelo setor juventude, entrou na quadra e contagiou todos participantes com a sonoridade dos tambores e deu um toque diferente ao momento. Ainda se apresentou a já veterana Banda Dom Bosco, do Colégio Natal- São José. Encerrando o festival, todos se aproximaram e os assessores foram chamados para entrega das lembranças de participação das delegações e foi dada a benção de Nossa Senhora Auxiliadora.

A banda Filhos da Audácia, que havia tocado na tarde do sábado, antes do festival de coreografias, deu mais “uma palhinha” e continuou a animação no espaço para quem quisesse permanecer. Mas muitos já se dirigiam às filas do refeitório ou resolveram começar a organizar usas malas para retorno.

A partir das 13h30, foi oferecido um momento de esportes para quem desejasse. Já era hora de colocar malas nos ônibus, organizar o retorno, para alguns, de mais de 12 horas de viagem.

Jakeline Lira

3 comentários:

  1. Festival foi ótimo!!
    Thiago- Baturité

    ResponderExcluir
  2. muito bom amei o festival esse ano mara ju -correntes-pe

    ResponderExcluir
  3. esse foi "O" festival.... joao paulo - EDBAO - Recife - PE

    ResponderExcluir